top of page

Conheça 7 fatores que podem estar "sabotando" sua tentativa de emagrecer:

Homem forçado

1 - Estresse crônico

O cortisol. hormônio liberado em momentos de estresse, pode permanecer alto nos pacientes com estresse crônico. Cortisol em excesso nos faz comer mais, aumenta a disposição de gordura abdominal e nos faz escolher alimentos mais calóricos.

Procedimento EEG

2 - Distúrbio do sono

Diversos estudos indicam que os indivíduos que dormem menos têm uma maior possibilidade de se tornarem obesos, e que o encurtamento do sono aumenta a razão grelina/leptina, gerando o aumento do apetite e da fome. Por outro lado, a obesidade pode determinar apneia do sono e, em um estudo brasileiro com pacientes obesos candidatos à cirurgia bariátrica, 71,5% declararam roncar e 50% referiram falta de ar durante o sono. 

Mulher em dor

3 - Flora intestinal

Os pacientes obesos tem a flora intestinal (população de bactérias que habita os intestinos) diferente em relação aos não-obesos. As alterações da flora intestinal podem determinar inflamação crônica e distúrbios nas sinalizações celular, que comprometem o controle do peso corporal. A perda de peso determina alteração benéfica na flora intestinal.

Cintura de medição

4 - Distúrbios hormonais

Diversos distúrbios hormonais podem determinar aumento do risco de obesidade e/ou comprometer a eficácia do tratamento, como:

- hipotiroidismo
- menopausa
- hipogonadismo masculino (níveis inadequados de testosterona) 

Medicamentos prescritos

5 - Medicamentos

Alguns medicamentos podem influenciar a composição corporal, como por exemplo, os corticosteróides, antialérgicos (cetrizina ou fexofenadina), betabloqueadores como antenolol, anticoncepcionais, antipsicóticos, alguns antidepressivos e até mesmo drogas usadas no tratamento do diabetes como a glipizida.

IMPORTANTE: Não suspenda o uso de nenhuma dessas medicações sem orientação médica.

Image by Alexander Grey

6 - Sedentarismo

Você pratica atividade física moderada à intensa pelo menos 150 minutos por semana? Não? Então você é sedentário, assim como cerca de 70% da população adulta brasileira. A falta de atividade física reduz a % de massa magra e a taxa de metabolismo, fatores determinantes no sucesso do tratamento da obesidade...  

Image by isens usa

7 - Síndrome Metabólica

A insulina tem importante papel no controle da composição corporal. Pacientes com Síndrome Metabólica tem aumento da resistência à insulina, ou seja, o hormônio existe (em quantidades até elevadas) mas não atua corretamente.

Marque a sua consulta de forma rápida e segura
bottom of page