
Saiba o que é...
.jpg)
Ortomolecular
A ortomolecular não é uma especialidade médica, mas um modo de gerenciar a saúde física e mental, cuja regra áurea é prevenir, propondo detectar e corrigir os desequilíbrios das funções celulares a nível bioquímico-molecular, antes que se estabeleçam as doenças e, na vigência destas, somar suas propostas aos tratamentos convencionais de forma que sejam mais eficazes, por períodos menores e com menos efeitos colaterias.
O termo ortomolecular foi introduzido por Linus Pauling (1901-1994), prêmio nobel por 2 vezes (Química em 1954 e da paz em 1962) na revista Science (160:265-271,1968), propondo que distúrbios mentais poderiam ser tratados pela correção de desequilíbrios ou deficiências de constituintes cerebrais tais como vitaminas e outros micronutrientes.Linus Pauling é considerado o pai da Biologia Molecular.
O papel das vitaminas, aminoácidos, ácidos graxos, enzimas e minerais na terapêutica tem sido revistos, graças aos estudos estimulados pelo uso dessas substâncias na prática clínica e descobertas da pesquisa básica. Mas como saber o que está faltando no organismo ? Uma anamnese completa, exame físico e exames complementares podem nos indicar o caminho...
A ortomolecular portanto é um enfoque médico, direcionado para a prevenção de doenças, mantendo-se a saúde, entendida como o bem estar físico e mental, social e emocional e não meramente a ausência de doenças ou enfermidades.
Parecer do CFM sobre Ortomolecular
.jpg)